Mulheres e futebol.

1 jul

Imagem

E ontem, pra fechar o domingo, o Brasil foi tetra campeão (invicto!) da Copa das Confederações! Yaaayyy!!!  Aplausos!!! Ta, não é novidade pra ninguém e já virou old news, mas foi a maior emoção e eu tinha que comentar sobre isso. Eu não sou das mais viciadas em futebol, mas não precisa ser. Foi nítido o baile que demos na Espanha. E também, nessas horas, na Copa do Mundo e nas Olimpíadas, todo mundo vira entendedor, esportista, viciado, até críticos de curling nos arriscamos (aquele engraçado da vassourinha na pista de patinação!). Em época de decisão de futebol viramos todos brasileiros, de alma, de espírito, de coração. Todo mundo acredita e parece que algo novo se forma ali, em cada partida. Uma esperança de as coisas vão melhorar. É lindo de ver, de verdade. São todos em uma só voz. E quando eu digo todos, são todos. Homens e Mulheres. E daí que começa o problema vez ou outra.

Eu na grande verdade não manjo nada de futebol. Absolutamente nada, apesar de adorar assistir. Eu sempre acho que não estava impedido. Ou que é tiro de meta (adoro essa expressão!). Não entendo as posições, não tenho a mais puta ideia do que seja um centro avante, os laterais (suponho que sejam dois, afinal, direita e esquerda), não sei quem é zagueiro, mas eu sei quem é atacante, artilheiro, quem faz gol, e é isso que me importa. É pra isso que eu assisto futebol e fico chocada quando um jogo termina em 0x0. De verdade, devia ser proibido pela FIFA, pela CBF, pela presidenta, sei lá. E me impressiona como tantos programas conseguem ficar analisando um mesmo jogo que não aconteceu nada demais. Ou que foi 1×0, tipo, teve uma só jogada que nem foi assim tão incrível. Tem mesa redonda, terceiro tempo, esporte sei lá das quantas… Não entendo, juro. Acho aqueles caras que ficam comentando uns esquisitos e totalmente volúveis. Mudam de opinião a cada minuto. Mas, quem sou eu pra falar né? Não entendo nada mesmo. Mal tenho time.  Eu sou palmeirense porque se não for meu pai me deserda. Mas pergunta se eu sei o nome de algum jogador do Palmeiras? Me lembro que o Edmundo (o Animal) jogava lá na época que eu frequentava os estádios… Veja só que recente. Mas de coração eu sou Corinthians. Por que? Porque é legal ué. Todo mundo hoje em dia torce pro Corinthians e qualquer moçoila gatinha e arrumada que se preze adora falar que é corinthiana, sofredora e maloqueira, Graças a Deus! Fora que pra qualquer situação ou em qualquer momento de qualquer conversa você pode soltar um “vai curintia” que tá tudo resolvido! Ou então “porque aqui é curintia” e pronto, crédito totalmente concebido. Fora que, como o próprio esporte diz, em time que tá ganhando não se mexe, então quem sou em pra mexer? Os caras andam ganhando tudo. Sou Timão de Coração! (Desculpa pai, te amo!)

Eu adoro ficar fazendo associações dos jogadores com famosos ou com alguém que eu conheço. Fica mais fácil pra  acompanhar e não me perder. Sempre acho alguma semelhança bizarra com personagens e depois todo mundo concorda comigo. Também adoro narrar os jogos de maneira imbecil, como na copa do mundo, numa substituição da Itália: “Sai um muito gato, entra um beirando a perfeição” ou numa substituição de Camarões: “Sai Vera Verão, entra Sebastian da C&A”. Ou eu fico chateada quando um jogador sensual é expulso, ou perde o pênalti, mesmo sendo do time rival. Poxa, coitado, tão bonito. Não merece isso, sabe?

O fato é que nitidamente eu não entendo nada de futebol, meu negócio é basquete, NBA. Esse sim eu dou a vida e sofro com todo meu coração. E sei (fontes seguras) que entendo muito mais que muito marmanjo por aí. Sei mesmo. Mas ok, basquete é super gringo, pouca gente acompanha de verdade, e estamos no país do futebol. Foco nisso. Mas a questão é, tem MUITA mulher que entende muito de futebol. E tem homens que não aceitam isso. É tão besta! É tão machista. Eu conheço caras que não admitem e não acreditam que mulheres possam entender mais do que eles. E tenho amigas que não só entendem, como jogam muito mais do que vários caras que conheço. E isso é brilhante! Amigos, aceitem, hoje em dia vocês cuidam da casa, cozinham, e nós entendemos de futebol, assimilem! (Quando eu digo “nós”, é claro que me refiro as mulheres que realmente entendem, não eu no caso, mas estou me incluindo pro pensamento fluir melhor e tudo ter mais sentido!).

Mocinhos, parem de nos tratar como café com leite nesse quesito. E parem de fazer aquela cara de “coitadinha, não sabe o que ta falando” durante a partida, porque sabemos sim. Acompanhamos sim e podemos sim ter a mesma paixão que vocês. Tem muita mulher dando show jogando futebol, tem muita bandeirinha arrasando por aí mundo a fora. Tem comentarista mulher em programa de televisão. E tem muita mulher que mesmo sem jogar, entende e tem propriedade pra falar do assunto. De verdade, estamos em 2013, não tem mais essas divisões. É muito antigo isso. Nem cola bem falar que mulher não entende de futebol. Então queridos, aceitem, tá aí mais assunto que sabemos o tanto quanto vocês. São raras as coisas agora que só vocês entendem, e vocês têm que lidar com isso. Por bem ou por mal. Sinto muito. Acabou a hegemonia masculina no futebol. Errrgue o braço o juiz, é fim de jogo.

Anúncios

12 Respostas to “Mulheres e futebol.”

  1. Rafa Fortes 02/07/2013 às 06:55 #

    Boa, Ga! Adorei e concordo plenamente…e vai curintia!! rs Bjs

    • Gabriela Marques 15/07/2013 às 15:55 #

      Hahahaha obrigada Finha!
      Beijão

  2. Marina 02/07/2013 às 08:16 #

    Adorei!!! nem precisava falar né. Parabéns por mais um texto Gá
    beijos
    ps: muito boa a parte do “todo mundo vira entendedor, esportista, viciado, até críticos de curling nos arriscamos (aquele engraçado da vassourinha na pista de patinação!).”. A mais pura verdade

    • Gabriela Marques 15/07/2013 às 15:56 #

      Obrigada Vé.
      Sabia que gostaria desse! Você é das poucas que eu conheço que manjam MUITO mais que homem em vários esportes. Adoro!
      Beijos

  3. Mirna Nunes 02/07/2013 às 10:43 #

    Amei Gabi e acho que vc ta coberta de razão quando fala sobre todos os programas da tv, que falam sobre o jogo, que acabou de terminar, e foi realmente uma porcaria…..E eles esticam aquele assunto e isso vai me dando náuseas…..Odeio esses programas e também não torço, não entendo nada de futebol, mas não sei porque ou sei…..rs, que amo o TIMÃO !!!!!! Bjos

    • Gabriela Marques 15/07/2013 às 15:57 #

      Oi Mirna;
      Obrigada!
      Esses programas são muito malas mesmo… morro de preguiça!
      Mas vai que vai Timão! Hahaha.
      Beijos

  4. Carol Mota 02/07/2013 às 11:55 #

    Adorei Gá! Só fico triste pela sua escolha rsrs Vai Palmeiras!

    • Gabriela Marques 15/07/2013 às 15:58 #

      Hahahaha mas é pela vibe… Na verdade eu tenho que ser palmeirense, senão meu pai fica triste! Hahaha.
      beijão querida.

  5. Mario Mendes 03/07/2013 às 19:54 #

    Entrei aqui só pra dizer que acho o Valdívia a cara da Fernanda Torres e dou de cara com uma Mirna Nunes comentando seu post e quase caio pra trás achando que minha mãe virou leitora do seu blog. Mas aí ela solta que ama o timão e eu descubro que, por incrivel que pareça, existe outra Mirna Nunes no mundo. É isso! Te amo! E manjo tanto de futebol quanto manjo de química orgânica.

    • Gabriela Marques 15/07/2013 às 15:59 #

      “o Valdívia a cara da Fernanda Torres” hahahahahahahahahahahaha. Cara, que coisa genial.
      SIm, existe uma Mirna Nunes, amiga da minha mãe desde antes de eu nascer! Hehehe.
      Te amo também e amo essas comparações tão bizarras quanto nossa ignorância com futebol.

  6. rodrigohaddad 06/07/2013 às 03:48 #

    Hoje em dia tá cheio de mulher que manja mais de futebol que homem. Só não curti o “vai curintia”! (sou palmeirense, óbvio… haha)

    Bjo!

    • Gabriela Marques 15/07/2013 às 16:00 #

      Concordo. Cheeeio de mulher!
      Hahaha eu tb sou palmeirense, por causa do meu pai. ta tudo bem!
      Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: