15 coisas que precisamos aprender em relacionamentos.

9 mar

large Sempre fui fanática por listas e sempre que posso, leio algumas além de fazer muitas na minha cabeça. Lista do que preciso fazer tenho 24 horas por dia na minha mente, e nos meus caderninhos e no notes do celular,  e no e-mail pra mim mesma, e nos post its de todo lugar. Aqui mesmo no blog já montei algumas há um tempo atrás (aqui , aqui e aqui) e hoje, lendo um capítulo do meu livro (que era inteiro de listas) e vendo algumas outras  (um beijo pro buzzfeed), resolvi fazer uma. São as 15 coisas que precisamos aprender em relacionamentos.

  1. Como tudo na vida, existem dias e dias, tem dias que vocês vão se amar loucamente e tudo vai ser perfeito. Tem dias que vão desejar bater a cabeça do outro no chão com força e tudo, absolutamente tudo que o outro fizer, vai irritar. Natural.
  1. As pessoas são diferentes, por mais parecidos que vocês acham que são. As pessoas tem mistérios, passado, infância e educação diferentes. Não dá pra achar que vão sempre concordar em tudo. Nem teria graça se fosse assim.
  1. Mulheres menstruam. Homens não. Isso é suficiente para mostrar que nós uma vez por mês estaremos mais sensíveis, chatas, carentes, impacientes, choronas e alucinadas. Acontece. Se você , homem, tivesse um parto de algo invisível por mês, entenderia.
  1. Não exija que o outro leia sua mente. Esse poder ainda não existe e não tem app pra isso. Homens não nasceram com aquele sentido extra depois do 5º que nós desenvolvemos tão bem. Ele não adivinha e nem desconfia, não adianta. Fale o que pensa, fale o que quer, fale o que falta. Fale o que espera e o que está sentindo ou ele nunca vai imaginar que naquele dia específico você estava se sentindo gorda, teve um dia péssimo e tudo que você mais queria era uma mensagem ressaltando o quão incrível você é, flores e um jantar surpresa seguido de uma viagem romântica já programa pro final de semana. Fale! Senão ele nunca vai saber. E nem fazer.
  1. Vocês podem (e devem) ter hobbies e momentos de puro prazer e diversão juntos. Mas tenham os seus separados também, isso faz parte da sua individualidade e te torna ainda mais interessante e especial por ter seus momentos e prazeres em que o outro não está junto. É essencial.
  1. Não faça e nem fale as coisas esperando o mesmo de volta. (Eu sou campeã dessa, medalha de ouro). Não adianta, você sempre vai achar o retorno aquém do que esperava. Então faça o que quer fazer de coração, fale o que sente porque quer e não espere aquilo de volta. Não seja trouxa, óbvio, ninguém quer se entregar num relacionamento sem reconhecimento e nem parceria. Ninguém quer dar de presente uma bike e ganhar um fandangos. Mas não crie expectativas demais e faça as coisas porque sente e não esperando que o outro faça o mesmo ou melhor.
  1. Pratique a empatia regularmente. “Eu gostaria que ele(a) fizesse isso comigo?” Eu garanto que se fazendo essa simples pergunta você faz ou deixa de fazer um monte de coisa.
  1. Vocês precisam necessariamente se admirar. De um jeito ou de outro, por uma coisa tonta ou por uma realmente especial, a admiração (junto a empatia, respeito e parceria) é a chave de todo relacionamento.
  1. Cada um tem seu tempo. Respeite. Tem gente que é intenso e quer casar e ter um Golden no primeiro dia. Tem gente demora muito pra descobrir que você é realmente a mulher da vida dele. Tem gente que vomita tudo logo de cara, tem gente que vai soltando aos pouquinhos, com poucas palavras e muitas atitudes. Tem gente que demonstra de menos e sente demais e tem gente que sente de menos e fala demais. As pessoas tem timings diferentes e essa é a parte boa de ir descobrindo junto.
  1. Cada dia que passa a gente fica mais velho (duurr, jura?!) A questão é, cada vez mais temos mais manias, mais repertório e mais passado. Pro bem e pro mal. E junto desse tal passado vem ex casinhos,ex romances, ex namoradas, ex peguetes, melhor amiga, e as doidas de plantão. Então querida, se você for se importar que a namoradinha da 3ª B curtiu uma foto dele no instagram, você vai enlouquecer, sério mesmo. Passado é passado e ele não está com a tal do passado por algum motivo, porque preferiu o presente com você. Foca nisso e aproveite.
  1. A lei do retorno se aplica em todos os casos na vida. E não deixaria de se aplicar em relacionamentos. Tudo que vai, volta. Aqui se faz, aqui se paga. Sem muitas explicações porque isso está bem claro. E não, isso não é uma ameaça, é apenas uma constatação cósmica.
  1. Transem regularmente. Isso não é segredo pra ninguém mas se vale lembrar, eu não tenho isso em números mas eu garanto que devem haver pesquisas que comprovem que casais que transam com frequência são mais felizes e próximos. E magros e com a pele melhor.
  1. “Say if you love somebody”. Essa é uma frase que tenho como mantra. Elogie, deseje bom dia, e fale “eu te amo” todos os dias se possível. As pessoas precisam desse tipo de estímulo e segurança e é tão bom se sentir amada todo santo dia. Acho que isso não cansa nunca. E fale, mesmo que seja óbvio. Fale porque faz toda diferença, e fale pra pessoa e não pras redes sociais. Quem precisa saber disso são vocês 2. Amar é tão bom…
  1. Não brigue por prazer ou só pra variar. Lembre-se sempre que ser feliz vale muito mais do que ter razão. E pra evitar brigas, fale a língua da outra pessoa. Não use metáforas, homens não entendem metáforas e nem gostam delas. Amo o exemplo de uma amiga falando pro namorado que ele era um porco espinho e ela um tatu bola. Ele ouviu aquilo e falou? PORCO ESPINHO? Você só pode estar de brincadeira. E ela nunca conseguiu explicar o ponto dela.
  1. Não sei exatamente o que seria a 15, mas eu tenho toc de números múltiplos de 15, então tinham que ser 15 e não 14.

Vale dizer que essa lista não é uma cagação de regra. São apenas as lições que a vida me deu e que se eu puder encurtar o caminho de alguém, ajudar que alguém entorte menos o nariz de tanto quebrar a cara, já valeria muito. E se não, serve apenas pra me lembrar de revisitar de tempos em tempos ;)

Anúncios

10 Respostas to “15 coisas que precisamos aprender em relacionamentos.”

  1. Katiele 09/03/2015 às 13:34 #

    Muito bom! Adorei

    • Gabriela Marques 10/03/2015 às 14:25 #

      Obrigada Katiele ;)
      Beijos

  2. Daniela Queirós 09/03/2015 às 14:53 #

    15 coisas que NÃO precisamos aprender com relacionamentos

    1. Você não tem porquê falar como criança. Soa babaca, infantil e você parece um retardado. >>>

    2. Você não precisa depender de uma pessoa pra pregar um quadro ou pra lavar suas cuecas. Aprende a cozinhar e a fazer tudo sozinho. >>>

    3. Você não precisa ir em festas e ocasiões especiais que você não queira. Se for contrariado, você vai ser um péssimo convidado, vai beber pra caralho e vomitar no chão. Não vai.

    4. Você não tem porquê ficar falando eu te amo a torta e a direita. A não ser que você seja um Evangélico loucão, doido por cristo.

    5. Você não precisa ficar saindo pra comer ou indo no cinema pra ver merda só pra ter o que fazer da vida. Ficar em casa vendo pornô e comendo paçoca é mais gostoso e barato.

    6. Não adianta querer dar prazer. Sexo é pra gozar. Se o outro não gozar é problema dele ou dela. Cada ser humano foi dotado de mão pra se dar autoprazer.

    7. Pelo amor de Deus, cada um é responsável por espremer suas próprias espinhas. Que nojo.

    8. Dividir cachorro não é legal. O bichinho não tem culpa nenhuma que você resolveu se prender na coleira com alguém e ele virar ato em disputa judicial.

    9. Andar de mãos dadas só pra ajudar a sua vó atravessar a rua. E no caso pra puxar ela caso venha um busão desgovernado. Foda-se que ela vai deslocar o ombro. Pelo menos ela vai durar mais alguns anos.

    10. Não esconda e não mate seu passado. Aquele carinha que você deu e a aquela menininha que você comeu continuam vivos e precisando de carinho.

    11. Fale qualquer coisa que passe pela sua cabeça. Guardar pensamentos dá câncer. Se ela engordou, precisa ser avisada.

    12. Não apresente mulher pra sua mãe. Elas vão se odiar e cada uma vai falar mal da outra nas suas costas. E você vai ser o trouxa que não vai saber de nada.

    13. Traia. Pra caralho. Trair é legal – no sentido da lei.

    14. Saiba compartilhar, só aquilo que te interessa.

    15. Casar é da hora só ela(e) for rica e estiver a beira da morte.

    • Gabriela Marques 10/03/2015 às 14:29 #

      Olá DANIELA, apesar de vc usar usar um heterônimo (como o Fernando Pessoa) fico honrada com seu comentário.
      Concordo com muuitos dos seus pontos na lista e discordo totalmente de outros. O 13 por exemplo dispenso comentários… Aliás do 12 em diante eu prefiro nem comentar.
      Mesmo assim tem muita coisa boa aí. Obrigada pelo tempo destinado a isso. Haha.
      E volte sempre aqui, queridO.
      Beijos

  3. Carol Destito 09/03/2015 às 16:05 #

    Adorei Gabi!!
    Seus textos de segunda são ótimos, sempre arrancam sorrisos, verdades e lembranças !!! =)
    Saudades de nós “mini” ! BJao e boa semaninha !

    • Gabriela Marques 10/03/2015 às 14:30 #

      Carol! Que supresa te ver aqui!
      Adorei saber que meus textos te causam isso, é essa minha intenção mesmo ;)
      Saudades mesmo da gente mini e grudadas!!
      Beijos querida.

  4. Jessica Valverde 11/03/2015 às 18:00 #

    Gabi,
    Sempre leio seu blog, mas nunca deixei um comentário. Não acho isso justo, afinal adoro o seu “trabalho” e deveria elogiá-lo com frequencia!
    Parabéns pelos textos sempre “tão eu!” e bem escritos. Você faz com que não nos sintamos tão sozinhas nesse mundão.
    mil beijos!!

  5. Gabriella Magalhães 19/03/2015 às 10:48 #

    Adorei Gaby! Muito bom!

    • Gabriela Marques 23/03/2015 às 19:13 #

      Oi Gabi! Adorei te ver por aqui.
      Que bom que gostou do texto,
      Beijo enorme

    • Gabriela Marques 20/08/2015 às 21:01 #

      Que honra você por aqui :)
      Obrigada querida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: